História

Um pouco de história...

Não se sabe exatamente quando o salto alto foi inventado, muito da sua história se perdeu com o tempo, mas existem vários estudos que mostram a sua evolução ao longo dos anos.

Por volta de 1400, na Idade Média, os sapatos de saltos eram usados por homens e mulheres, tinham até 40 cm de altura e eram feitos de madeira. Uma das principais funções desses sapatos era evitar que as pessoas sujassem os pés em detritos no chão e em esgotos que, na época, escorria pelas ruas.

Após alguns anos, vários estilistas começaram a criar modelos mais luxuosos e esses modelos eram usados, em sua maioria, pelas mulheres.

O salto alto foi popularizado pelo Rei de França Luis XIV (1643-1715). É isso mesmo!!! E não por um homem qualquer e sim por um rei! O rei tinha apenas 1,60 m de altura e, naquela época, o tamanho significava poder. Por isso o monarca precisou utilizar sapatos de salto alto para impor respeito. Foi Luis quem declarou que somente pessoas da nobreza poderiam calçá-los.

Por volta de 1800, os sapatos foram perdendo a importância, pois estava surgindo entre as pessoas a preocupação pela igualdade. Afinal, ninguém gostava (e ainda não gosta) daquele sentimento de se sentir inferior ao outro.

Hoje os sapatos de salto alto fazem parte principalmente do vestuário feminino. Existem alguns modelos masculinos com salto interno com altura aproximada de 6 cm. Mas afinal, por que os homens não “podem” mais utilizar salto alto? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário